5 de janeiro de 2014

Circo sem pão




Meus caros, venho hoje palestrar a respeito de uma modalidade esportiva que não possui muita tradição em nosso país, mas que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos, estou me referindo ao UFC – ou Ultimate Fighting Championship que vem a ser a maior organização de artes marciais existente.

O UFC é uma modalidade esportiva, que proporciona lazer ao público através de lutas onde quase não há regras, e que tem como cenário um octógono;

[...]”o octógono é um colchão octogonal dentro de uma jaula, que possui suas laterais aramadas, as arestas e ângulos acolchoados e medindo 9 metros, de lado a lado. O colchão é feito de lona, e existem duas portas de acesso ao octógono, que são fechadas no começo de cada round.”[1]

Fazendo uma retrospectiva histórica, questiono, em que período histórico o homem precisou lutar pela sua vida para proporcionar entretenimento?
Sim meu amigo, se assim como eu, você não dormia nas aulas de história, sua resposta foi em Roma, durante a “política do pão e circo”, vejamos um pouco mais sobre os gladiadores:

“Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares.
Nas arenas (a mais famosa era o Coliseu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, utilizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Participavam também das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram colocados na arena para enfrentar feras (leões, onças e outros animais selvagens).
O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou ficava ferido com impossibilidade de continuar a luta.
Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, além da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensão do império e um gládio (espada de madeira simbólica).”[2]

Estaríamos nós, em vez de evoluindo como seres humanos sensatos, regredindo ao considerar uma luta corporal de extrema violência um entretenimento?

A violência física que é tão marginalizada em nosso dia a dia, deve ser assim tão divulgada e aclamada? Violência gera violência? A agressividade apresentada no UFC, que já é transmitido em canais abertos, é cabível ao nosso contexto de viver em sociedade?

Particularmente, me entristeço com o enfoque que a mídia dá a essa modalidade esportiva, não há entretenimento em ver duas pessoas travando uma batalha “corpo a corpo”. Antropologicamente falando, o embate físico é uma característica de uma sociedade muito primitiva, onde o homem não possui um pensamento evoluído, onde o uso da força se faz necessário uma vez que não há um ser predominantemente racional.

O problema em si está no público que transforma uma mistura de artes marciais em um espetáculo de depredação de princípios humanos, se uma luta, seja no “estádio” ou na TV causa diversão, porque uma briga de rua não? Como vou ensinar meu filho que não é saudável para a sua formação jogar CS se os colegas de sala dele assistem ao UFC?

Bom, aos que não abandonaram a leitura desse artigo no início por me acharem um tolo, agradeço pela credibilidade, aos que me elogiarão e aos que me apedrejarão, fica aí o meu posicionamento a respeito do UFC, espero que tenha feito vocês refletirem um pouco mais respeito do assunto. Até o próximo tema.



[1] http://www.significados.com.br/octogono/
[2] http://www.suapesquisa.com/imperioromano/gladiadores.htm

Um comentário:

  1. Excelente texto Jocelino Jr. É incrível a quantidade de pessoas que mesmo após lerem este texto continuam a assistir.

    ResponderExcluir