11 de agosto de 2011

Quem merece maior mérito?

Salve salve meus caros filósofos amantes do ócio!
Com essa movimentação do país inteiro para receber a copa em 2014 e os jogos olímpicos em 2016 lembrei-me de um fato que observei a três anos atrás quando aconteceram os jogos olímpicos de Pequim em 2008.
Na ocasião todo o país, inclusive eu, ficou torcendo para o Brasil atingir uma boa pontuação no quadro geral de medalhas. Lembro-me que eu sentava à televisão e torcia durante as competições, impulsionado principalmente pelas narrações dos que faziam a cobertura de tais jogos - cobertura em massa que buscava toda e qualquer informação sobre os jogos. Eram centenas de repórteres brasileiros na China cobrindo o evento, e mais milhares no Brasil dando suporte técnico. Uma grande obra da mídia, não só brasileira, mas mundial. E o quadro de medalhas se fechou assim:







Bem, não foi aquilo que nós sonhamos, principalmente quando olho para o quanto de dinheiro fora investido para preparação e cobertura de tal evento.
Alguns dias após o final das olimpíadas ouvi, em uma reportagem rápida no jornal nacional, que nos jogos paraolímpicos que estavam acontecendo o Brasil já somava um quadro de 23 medalhas, sendo que os jogos ainda não haviam acabado. Comecei então a pensar: por que não estão cobrindo esses jogos da mesma forma que cobriram as olimpíadas?
Assim segue-se o quadro de medalhas da paraolimpíada de 2008













E volto a perguntar-me nesse palco de atividades para receber o jogos olímpicos e paraolímpicos em 2016: Quem será prioridade? Quem merecerá maior mérito? Quem terá a maior cobertura da mídia?
O homem às vezes - ou sempre hehehe - me parece irracional, pois despreza o 9º colocado para ficar com o 23º! Por que será que isso acontece? Será que o 23º dá mais retorno à mídia por ser todos atletas famosos e o 9º apenas atletas desconhecidos? Mas quem trás mais orgulhos à nação: o 9º lugar com 47 medalhas conquistadas por pessoas que superaram suas deficiências e dificuldades ou o 23º lugar com 15 medalhas conquistadas por atletas renomados e que não possuem nenhuma deficiência e por outro lado têm maior estímulo capital, da mídia e maior infra-estrutura?

Quem merece maior mérito?

RECICLE SUAS IDÉIAS, REPENSE SEUS CONCEITOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário