26 de julho de 2012

Seria essa a gênese do preconceito?

Antes de mais nada temos que compreender o que a palavra preconceito guarda em sua etimologia, pois o disseminar dela durante as relações sociais de nosso contexto tomou um sentido totalmente pejorativo, influenciado pelo sensacionalismo de algumas campanhas e de algumas situações onde a discriminação e rejeição - seja ela étnica, cultural ou de qualquer outra natureza - causaram danos as pessoas atingidas.
Pré-conceito: formular um conceito antecipado, uma análise precipitada da situação, objeto ou pessoa de acordo com as ideias que já possuímos.
Não discordando da verdade que existe no preconceito - a realidade do lado negativo que se alicia ao desprezo e rejeição - o preconceito em si não é algo ruim, e é claramente algo natural e intrínseco ao homem.
Alguns exemplos simples para ilustrar o que estou dizendo são: a própria filosofia e seu "espanto" ou "admiração", que se depara com o desconhecido e tendo em mãos o que já conhece estabelece de antemão uma conceituação; ou as ciências ao estudar um fenômeno age da mesma maneira, e ao vê-lo pela primeira vez, tenta fazer ligações com as leis, regras e teorias já conhecidas;  o senso comum, onde, no contato com o desconhecido, o comparamos a algo já familiar para lhe atribuir um sentido, mesmo que seja de modo precipitado: ora, quem um dia não teve tal atitude de deparar-se com o novo e formular um significado para o conceito antes mesmo de conhecê-lo?
Mas isso ainda não nos garante que o preconceito é de fato algo intrínseco ao homem, pois só garante talvez que isso seja um costume ou hábito muito disseminado que pode ser superado. Então lá vamos nós as formalidades - e como eu as amo e ao mesmo tempo as odeio!
Moscovici, autor de "Representações Sociais, investigação em psicologia social" (muito bom e recomendo a sociólogos, psicólogos, filósofos e historiados que gostem de ler Paul Ricouer), apresenta em um capítulo de seu trabalho - capítulo intitulado "O Familiar e o Não Familiar" - alguns fatores que explanam o porque do preconceito e como ele é intrínseco ao homem.
O autor quando aborda esse capítulo mostra que nas relações os indivíduos, ou um grupo determinado, ao ter contato com o novo - o não familiar - tende a estranhá-lo e, assim, o que não é familiar e que difere da realidade daquela pessoa, ou grupo, passa a não participar de suas convenções e ultrapassa os limites do que é interessante, não dizendo respeito a praticidade nenhuma. Trocando em miúdos: isso o torna algo irreal ante a realidade da pessoa, ou grupo.
Mas esse irreal não é algo estático, e sim, muitas vezes, algo que gera incômodo:

“É desse modo que os doentes mentais, ou as pessoas que pertencem a outras culturas, nos incomodam, pois estas pessoas são como nós e contudo não são como nós; assim podemos dizer que eles são ‘sem cultura’, ‘bárbaros’, ‘irracionais’ etc. (...) todos os que foram exilados das fronteiras concretas de nosso universo possuem sempre características imaginárias; e pré-ocupam e incomodam exatamente porque estão aqui, sem estar aqui; eles são percebidos, sem ser percebidos; sua irrealidade se torna aparente quando estamos em sua presença.”
(MOSCOVICI, 2011, P.56)

       Pensemos então: quando vemos que o não familiar se torna algo irreal ao grupo, não como desprezo, mas como não pertencente a realidade do grupo, vemos o processo da “admiração” ou “espanto”, o contato com o novo. Usando da citação acima podemos perceber o que seria aí, talvez, a gênese do preconceito “negativo”, como forma de exclusão. Mas o que explicaria o formulação de uma concepção antecipada que de um sentido ao novo? A resposta é um novo conceito que Moscovici introduz: a re-apresentação.
       A re-apresentação é um processo que age dando um novo significado aquilo que não o possui dentro do grupo, ou seja, torna familiar aquilo que ainda não o é. Tomemos por exemplo a seguinte situação apresentada por Moscovici:
      Um grupo toma contato pela primeira vez com o conceito psicanálise. Esse conceito, não familiar ao grupo, é uma irrealidade para eles, vazio de sentido. Para tornar esse conceito familiar e com um sentido para o grupo usa-se da re-apresentação: a psicanálise é comparada a uma confissão religiosa, e, assim, ela passa a ser nesse grupo uma “espécie de confissão”.
      O processo de re-apresentação não é uma mera analogia, mas fixa o conceito em algo “similar” já conhecido pelo grupo, proporcionando assim a familiarização de conceitos. É uma junção real e uma mudança de valores e sentidos extremamente significativa: o conceito até então não familiar e vazio de sentido toma a realidade e contexto do grupo, que o adequa ao seu “mundo”.
    Assim o processo de tornar o não familiar, familiar, acaba apenas retornando a uma ideia já conhecida pelo grupo, a uma imagem já presente em sua realidade, não havendo um real envolvimento e uma real compreensão do novo. Não se compreende o conceito em seu contexto, mas dá-se sentido a ele a partir do próprio contexto do grupo em que o conceito não é familiar.
       Talvez esteja aí a gênese do pré-conceito e do preconceito (negativo), ao analisar o novo e dar a ele significado através da nossa própria realidade, deixando de lado a realidade onde o conceito nasceu e o significado que ele realmente possui.

       Entende-se que o processo de tornar o não familiar, familiar, se dá no que Moscovici chama de Universo Consensual, ou seja, as relações nos clubes, salões, bares, rodas de amigos e conversas informais, longe do Universo Reificado como a ciência e as linguagens próprias e pré-estabelecidas.


MOSCOVICI, S. "Representações Sociais - Investigação em Psicologia Social". 8ª ed. Vozes: Rio de Janeiro. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário