3 de agosto de 2011

O Tempo

Aloha filósofos amantes do ócio, como têm passado? (passado?), termo estranho de ser usado não...? Já que ele se remete ao tempo e não à condição de se estar bem ou não. Parece-me que estamos por demais ligados ao tempo...
É interessante olharmos para trás para entendermos o que vivemos hoje, pois a ideia de tempo que temos hoje não é algo que sempre existiu e muito menos algo que nos foi imposto por alguém além de nós, mas muito pelo contrário, foi criado pelo próprio homem para sua organização. Se hoje posso dizer que são 14:34 enquanto escrevo essas coisas é porque um dia foi feito um cálculo que mostrava que rotação da terra demora um quantidade de tempo que foi nomeada como 24 hs. Mas por que estamos discutindo isso meu Deus? Porque nos aprisionamos nessas 24 hs diárias, entrelaçando-nos uma a uma.
O homem de hoje fracionou sua vida em horas e minutos, preocupando-se tortuosamente com elas, e vivendo em função desse tempo que ele mesmo construiu.
É natural termos que trabalhar 8 hs por dia, estudar por 5 e dormir por - como é receitado para  um bom descanso - 6 hs. Mas o que fazemos com as outras 5 hs que nos sobram senão preocupar-mos com as 19 hs que já passamos e teremos que passar novamente. E nessa rotina nos privamos de contemplar esse tempo com alegrias e festas para evitar o cansaço ou o  compromisso daquelas primeiras 13 hs desgastantes. E ainda, quando chega o final de semana nos entediamos por não ter o que fazer e por pensar que na segunda começará tudo novamente.
Poderíamos saber contemplar e aproveitar mais desse tal tempo em vez de se embaraçar em suas amarras que criamos. Talvez o mais proveitoso seria perguntar: "como está?" em vez de "como tem passado?". O passado já foi, e o futuro está por vir, nos resta apenas o agora. E vivê-lo me parece a melhor das opções. O futuro somente será algo desejado se o presente possibilitar isso, e na realidade a única coisa que podemos viver é o presente. Fugir dele é fugir da vida.

O tempo vive, portanto, viva o tempo!

Thiago Pelogia, @thiPelogia

2 comentários:

  1. Estamos amarrados ao destino, ou seja algo que deverá acontecer de qualquer forma, por exemplo eu escrever este comentário, faz parte de meu destino escrevê-lo agora as 13:59, mas se eu tivesse escolhido não escrever eu poderia dizer que meu destino fosse não ter escrito... estamos presos no tempo criado pelo homem, e no destino quesempre existiu...

    ResponderExcluir
  2. O Tempo muito mais do que cumprimento de mera rotina é o ritmo que se dá a vida! O Tempo possibilita encontrarmos a nota certa para a grande sinfonia da existência humana, ele ritmiza o nosso ser, nos possibilita experienciar sempre de novo, e cada vez de novo, o Novo de cada novo dia! É isso mesmo foi de propósito e muito bem pensado, a colocação da palavra novo! Refletir é preciso! abraços!

    ResponderExcluir