17 de julho de 2013

Desvendar o Futuro, ou vivenciar o Presente?

Quantas pessoas gostariam de saber quanto tempo de vida ainda lhes restam? Quem nunca previu, por intermédio da imaginação, o futuro? O que nos reserva o amanhã? Desvendar o futuro, ou vivenciar o presente?

Recentemente deparei-me com uma pessoa, bastante próxima, que me relatou ter ido consultar-se com uma vidente; (ou seria cartomante?) segundo ela, a velha mulher discorreu sobre seu passado, sua situação atual e sobre seu futuro, em questões referentes à saúde, família, relacionamento e trabalho. E disse-me ainda que as previsões estariam pouco a pouco se confirmando.
Eu que desconfio até da minha sombra, nunca acreditei nesse tipo de serviço, mas momentaneamente pensei em ir também, ter com a vidente. Contudo, pensei cá eu com meus botões: saber o que vai me acontecer? Que chatice, iria passar meus próximos dias esperando ocorrer um fato que nem me foi revelado seu quando? O fato previsto poderia chegar-me dali a uma semana, um mês, um ano, uma década... Minha pessoa ansiosa teria de esperar por todo esse tempo? Bobagem, melhor então não sabê-lo, do que viver aspirando um acontecimento sem saber quando este se dará. E se o previsto fosse minha morte em um acidente fatal? Nunca mais sairia de casa?
Prefiro acreditar que a partir das revelações ouvidas, a pessoa que as me confidenciou, começou a criar oportunidades para que essas revelações acontecessem.
É melhor plantar no presente atual para colher num presente futuro. O futuro, pra quê sabê-lo? Nunca o vivenciei, o futuro nunca chega, uma vez que o amanhã sempre será o amanhã, só vivemos o hoje, e todo amanhã se tornará o hoje, assim como todo o hoje se tornará o ontem.


Um comentário:

  1. Talvez o presente se chame assim por ser o único presente que nos é dado pela vida de modo gratuito: as possibilidades!

    ResponderExcluir